sábado, 6 de março de 2021

Virada radical

Nilson França era o mais novo de três filhos. Nasceu em 1971, em Várzea do Poço (BA). Não tendo recebido os cuidados básicos acabou desenvolvendo graves feridas nas pernas. A situação era tão séria que a mãe decidiu deixá-lo fora de casa. Cavou um buraco, levantou uma cobertura de lona, estendeu alguns panos e o colocou ali. Ficou abandonado dia e noite, sendo ameaçado por cachorros da vizinhança e defendido por uma cadelinha que estava sempre por perto.

Permaneceu naquele buraco por alguns anos, desnutrido e sem condições de falar nem caminhar. Sua história começou a mudar quando Arlinda apareceu em sua casa. Ela não podia ter filhos e buscava uma criança para adotar. A mãe ofereceu um dos meninos mais velhos, mas ela perguntou pelo terceiro. Ouviu que era apenas uma "carniça", esperando para morrer. Arlinda o adotou, cuidou de sua saúde e, depois de alguns meses, ele se recuperou.

Nilson só conheceu essa história quando já era jovem e pouco antes do seu batismo, em 1993. Aceitou a Jesus intensamente e se tornou evangelista. Levou muitas pessoas ao batismo e plantou novas igrejas, até enfrentar uma crise familiar que destruiu seu casamento. Sua vida espiritual esfriou, ele abandonou a igreja e se envolveu com o que havia de pior em sua cidade.

A cada ano o pastor Daniel Rios, quem ele havia conduzido ao batismo, o visitava em seu sítio. Levava um livro missionário, conversavam e oravam juntos, até que perderam o contato. Daniel conseguiu encontrá-lo nas redes sociais e enviou uma mensagem apelando para que ele voltasse para os caminhos do Senhor. Foi uma longa jornada de volta, mas Nilson foi resgatado, e Daniel teve o privilégio de rebatizá-lo em 2014.

Nilson experimentou uma virada radical. Foi resgatado de um buraco literal e também da destruição espiritual. Continua firme na fé e voltou a ser evangelista. Já levou dezenas de pessoas ao batismo e plantou novas igrejas. Entre seus filhos na fé estão três pastores: Gilson Souza Oliveira, Paulo Emanuel Rios Silva e Daniel Lima Almeida Rios.

Nosso Deus é especialista em viradas radicais! Alguns exemplos bíblicos nos dão esta certeza: Abraão e Sara tiveram um filho na velhice; José foi transformado de escravo em governador; Davi derrotou o gigante Golias; Elias venceu sozinho os profetas de Baal; Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram vivos da fornalha ardente; Daniel foi resgatado ileso da cova dos leões; Paulo e Silas foram libertados da prisão. Porém, a virada mais significativa aconteceu no Calvário. Quando Cristo morreu na cruz, e aparente derrota foi transformada em vitória e salvação.

Essas viradas radicais não são privilégio do passado nem apenas dos heróis da fé. Elas continuam acontecendo hoje e foram destaque dos "10 Dias de Oração", programa realizado em fevereiro [de 2020]. A ênfase foi o resgate de amigos que se afastaram de Jesus, e histórias como a de Nilson se multiplicaram.

Mais do que viradas radicais, essas histórias são verdadeiros milagres, que também estão à nossa disposição. Deus pode agir em nossa vida pessoal, familiar, emocional, profissional, social, espiritual e especialmente na transformação das pessoas por que oramos. Ele "tem todo o poder" e "é nossa forte torre de defesa" (Ellen White, Profetas e Reis, p. 202). Nada é impossível para o Senhor. Acredite!

Erton Köhler

0 comments:

Postar um comentário